Dicas de cuidados com idosos




Os brasileiros estão vivendo mais.  Segundo dados do IBGE, é esperado que o brasileiro viva ate os 77 anos. A expectativa que a população de idosos no Brasil chega ser a sexta maior do mundo.

Cuidar de idosos é a maior preocupação de hoje. Mas antes de tudo, você tem que ter amor pelo o que esta fazendo  e vontade de ajudar ao próximo. Não é simplesmente chamar uma pessoa pra “olhar” o idoso. Tem que ser uma pessoa estudada, qualificada para exercer essa função. Porque se o paciente é cuidado de forma correta, automaticamente ele vai ter melhor qualidade de vida.

Para que o idoso viva bem, é necessário que conheça suas necessidades distintas. Essa faixa etária precisa de cuidados especiais.O idoso necessita de muitas coisas, mas as mais importantes são:  paciência, afeto, amor e compaixão. A falta de amor da família pode provocar doenças. É nessa idade que eles se sentem muitos carentes e existe uma necessidade voltada mais para o estado emocional.  Muitos casos, alguns idosos tem depressão e não tem mais estímulos pela vida.

Os cuidados das atividades diárias incluem atenção especial na organização do local onde os idosos se habitam. Segue algumas dicas:

Evitem Tapetes: os tapetes atrapalham na locomoção dos idosos na residência.

Móveis Espaçados: Os móveis devem ser espaçados, de preferência sem móveis no meio da residência, para facilitar a locomoção dos idosos no domicílio.

Evite móveis ou objetos ponte agudos:  A pele do idoso é mais sensível, fina e muito mais delicada, podendo ser furadas com mais facilidades.

Usem Guarda-roupa mais baixo: A conhecida melhor idade precisa sentir-se motivada. Algumas gostam de organizar suas roupas e objetos pessoais.

Atenção especial ao banheiro: Um lugar que precisa atenção especial é o banheiro. Todos precisam das barras presas nas paredes para que os idosos possam se segurar e sentir-se mais seguros ao entrar no banheiro. Outro item importante é um tapete anti derrapante para colocar debaixo do chuveiro para evitar quedas no banheiro.

Higiene pessoal: Na higiene pessoal, alguns cuidados precisam ser tomados. Banhos diários com lenços umedecidos, de preferencialmente no horário de 11hs as 14hs, um horário que é bem quente e eles não vão sentir tanto frio, mesmo no inverno. As escovas de dente têm que ser macias para que não machuque a gengiva do idoso e depois fazer um bochecho com antisséptico bocal.

Alimentação: Em relação a alimentação, se hidratar bem durante o dia com bastante água. Na refeição fazer um prato colorido bem bonito, pois o idoso não tem mais aquele paladar bem aguçado.

Como dito acima, cuidar de idosos não é uma tarefa no qual você dá para qualquer um. Contratar uma empresa especializada em cuidados de idosos ou home care é uma ótima opção.  Em Belo Horizonte, tem a empresa Life Care Enfermagem.

A Life Care Cuidados de Enfermagem é uma empresa especializada em fornecer todo o cuidado necessário à pacientes em diversas circunstâncias, no âmbito domiciliar e/ou durante uma internação hospitalar. O objetivo é facilitar a vida de clientes, pacientes e familiares, buscando a promoção e recuperação da saúde, através de um atendimento humanizado, personalizado e qualificado.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3017-8494 / Plantão: (31) 98923-5552.

Segue nosso site para mais informações: http://www.lifecareenfermagem.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lar de idosos belo horizonte

Ter Uma Família? Considere Comprar Seguro De Vida